COINCIDÊNCIA BIZARRA

Pessoal, mesmo que vocês não leiam o artigo até o fim, pelo menos assistam aos dois vídeos que eu carreguei.
Seguinte: hoje pela manhã, enquanto arrumava meus DVDs, me ocorreu que eu não tenho nenhuma comédia italiana na coleção.
Comédia italiana? Sim. Eu sou apaixonada por cinema europeu. E as comédias italianas são sim, fantásticas.
Naquele momento pensei: Preciso comprar “Parente é Serpente” (Parenti Serpenti, 1992).
Não tenho assistido muito a TV e nem lido muitas notícias que não sejam relativas ao meu trabalho. Portanto, não sabia que o Mario Monicelli faleceu no último 29 de novembro, aos 95 anos, ao atirar-se da janela do hospital onde estava internado para tratar de um câncer de próstata. Li isso na Veja dessa semana, que apesar do bom artigo e de me fazer lembrar dos filmes, cometeu alguns deslizes que eu vou corrigir aqui, como todo o meu “talento” de cinéfila amadora.
A coincidência bizarra é que foi ele quem dirigiu essa comédia de humor negro, “Parente é Serpente” onde dois velhinhos anunciam aos filhos que devido as dificuldades da velhice, eles pretendem morar com os mesmos. A partir daí, de maneira nem um pouco discreta, os filhos começam a insinuar várias alternativas para dar cabo da vida dos pais.
Mario Monicelli foi um dos maiores cineastas de todos os tempos. Dirigiu mais de sessenta filmes e foi roteirista em mais de cem.
Quando eu era adolescente, e queria ser diferente, eu comecei a assistir muito cinema europeu. Sem mencionar o fato de que meu pai tinha problemas de visão e muitas vezes alugávamos vídeos em italiano ou nacionais, porque ele não conseguia ler as legendas com agilidade. Portanto, perdi a conta de quantas vezes assisti a “O Incrível Exército de Brancaleone” (L’Armata Brancaleone, 1966), e sempre ria da cena do duelo, onde o Vittorio Gasmann praticamente “carpe” o campo só com a espada.
Foi então que eu assisti “Meus Caros Amigos” (Amici Miei, 1975) . É a história de cinco amigos que se reúnem não me lembro por qual motivo mas basicamente, eles são amigos que fazem piada de qualquer coisa, qualquer um e o filme é uma avalanche de risadas, daquelas de doer o estômago. A cena da estação de trem é um clássico, mesmo que vocês não falem italiano, vão entender o que se passa.
Anos depois, a mesma ideia foi aproveitada na continuação, “Quinteto Irreverente” (Amici Miei Atto II, 1982), e ficou ainda mais engraçada porque os atores estavam mais velhos, mas os personagens continuavam os arruaceiros de sempre. Além desta cena antológica, o mote do filme é o falecimento de um dos cinco amigos. Logo no cemitério, um dos amigos já pronta com um viúvo. Esse trecho, mesmo que não falem italiano vocês vão entender, e também é de rolar de rir. Mas lembrem-se: o forte do Monicelli era o humor negro.
Agora eu vou sair procurando pelas FNACs e Livrarias Cultura da vida alguma coleção de DVDs do Monicelli. Tem muita coisa boa que ele fez e nunca passou nos nossos cinemas.
Então, apesar de seu fim trágico, vai minha homenagem. Duas cenas de “Quinteto Irreverente” de morrer de rir.
Ah! A errata da Veja? “Meus Caros Amigos” (Amici Miei) nunca foi também chamado de “Quinteto Irreverente” aqui no Brasil; esse é o nome da continuação (Amici Miei Atto II), mesmo com um amigo a menos.
Cena da Estação de Trem: “Quinteto Irreverente”

Cena do Cemitério e o Viúvo, também de “Quinteto Irreverente”. Adolfo Celi está impagável.

Sobre Anninha

Além de viciada em cultura pop, ainda resolvi bancar a mochileira depois do 40 - e comer pra caramba, já que é para isso que eu treino Crossfit. Divirtam-se!
Esse post foi publicado em Cultura Pop e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s