SÃO LONGUINHO: CADÊ “A SEREIAZINHA”?

Pára tudo! Eu sei que listei zilhões de coisas para atualizar no último post, mas estou em depressão profunda.
Hoje fui a casa da minha mãe para a “desova” anual dela: seis quadros que eu não sei onde pendurar – nem como, sem abrir um rombo nas paredes.
Aí, ela se lembrou que eu havia pedido meus livros de Contos de Fadas ilustrados com bonequinhos de pano e capa com imagem em 3D, de uma coleção da Editora Record publicada em 1970, e fomos atrás dos livros.
Minha mãe me comprou estes livros quando eu era bebê. Mas com uns 6 anos, eu já lia – já era alfabetizada, minha mãe era professora e aproveitava o fato de que eu vivia olhando as figuras dos livros desta coleção para me ensinar a ler.
Pois bem: encontramos os livros e eu iniciei meus comentários:
– “Olha! A “Roupa Nova do Rei”! Eu adorava este livro porque tinha muitos bonequinhos”.  E provavelmente porque eu já tinha percebido, então por volta dos 10 anos de idade, de que os governantes não valem nada. Para quem não lembra, Hans Christian Andersen escreveu a história de dois pilantras que inventam “um tecido que só as pessoas inteligentes enxergam”; o rei decide fazer uma roupa, eles levam a maior grana e o rei desfila só em roupas debaixo. Ninguém enxerga nada, mas não admite para não passar por burro. Parece o Brasil de hoje: todo mundo vê que o governo não presta, mas finge que não vê para sustentar a visão sociológica furada da esquerda falida.
Continuando…
“Polegarzinha”, que história chata!
“A Rainha da Neve”, eu nunca entendi essa história direito. “Cinderella”, adorava a foto dela fugindo do baile.
“Os Cisnes Selvagens”, muito chata.
“O Soldadinho de Chumbo”, pobre em ilustrações.
“O Gato de Botas”, adorava o gatinho com cara de safado.
“João e Maria”, eu simplesmente amava as ilustrações, com a casinha de biscoitos no telhado e chão de jujubas.
“A Bela Adormecida” e “Branca de Neve e os Sete Anões” tinham os bonecos mais feios de todos.
Foi então que, para meu desespero, descobri que o meu livro preferido, o que eu mais adorava porque queria me parecer com a heroína, não estava entre eles: “A Sereiazinha”, de Hans Christian Andersen. Eu sonhava em ter um rabo de peixe igual ao dela e eu adorava o fato de que na história, ela conquistasse um lugar “entre as filhas do ar”, que era um eufemismo para sua morte. A história original é bem mais sombria que o desenho da Disney, acreditem. E acho que eu já tinha tendência a depressão desde a pré-adolescência, pois que criança quer morrer por amor?????? 😀
Esta coleção foi publicada em 1970 pela Editora Record, ilustrações da Shiba Productions de Tóquio, Copyright de 1967.
Gente, eu sei que estou tentando “praticar o de desapego”. Mas há duas horas estou na internet atrás desta coleção. E provavelmente vou rodar todos os sebos de São Paulo.
Eu quero acreditar que este livro está em algum lugar escondido. Mas a minha mãe é mais pessimista e tem quase certeza de que uma tia minha “pegou emprestado” para a neta – que a propósito, está com 22 anos e não vale o que come, nem vou entrar em detalhes senão eu fico com mais raiva ainda e eu preciso evoluir – e nunca mais devolveu.
“São Longuinho, São Longuinho, se eu achar o livro ‘A Sereiazinha’, dou 3 pulinhos e 3 gritinhos”.
Esta coleção foi publicada em 1970 pela Editora Record, ilustrações da Shiba Productions de Tóquio, Copyright de 1967.
E meus caros amigos: se vocês tiverem alguém na família que tenha esta coleção, ou passarem em algum sebo ou família-vende-tudo, POR FAVOR, POR FAVOR, me avisem que eu compro.
Estes livros foram minha entrada para a literatura, e é com dor no coração, de verdade, que eu olho para a coleção incompleta.

Sobre Anninha

Além de viciada em cultura pop, ainda resolvi bancar a mochileira depois do 40 - e comer pra caramba, já que é para isso que eu treino Crossfit. Divirtam-se!
Esse post foi publicado em Cultura Pop e marcado , , . Guardar link permanente.

21 respostas para SÃO LONGUINHO: CADÊ “A SEREIAZINHA”?

  1. Claudia Reitberger disse:

    Oi, Alexandra, tudo bem? 🙂 Sei q ja se passaram mil anos do seu post mas… vc achou a sua Sereiazinha? eu estou vendendo a minha coleção, te interessa? me chama por email .bjs

    Curtir

  2. Alexandra disse:

    Olá estou interessada nessa coleção, parte dela compôs a minha infância e despertou minha paixão por leitura. Sabe me informar sobre como começar a procurar?

    Moro em cidade pequena e longe de grande centro…

    Desde já agradeço.

    Curtir

  3. Qual o nome desta coleção??? Nossa, agora pirei!!!

    Curtir

    • Anninha disse:

      Oi, David. Na capa é apenas “Contos de Fadas”.
      Ela realmente é de pirar.
      Aliás, tem várias pessoas procurando estes livros. Eu achei no Estante Virtual, mas acho que você terá mais sorte naquelas vendas tipo “família vende tudo”…

      Curtido por 1 pessoa

  4. Fabio disse:

    Olá, tenho a Coleção No País das Maravilhas da Editora Record de 1971 que também tem essa capa holográfica e os desenhos são da Rose Arts Studio. São 08 volumes no total. Tenho 03 coleções novas na caixa. Quem estiver interessado, é só entrar em contato pelo e-mail fernandes.recados@hotmail.com

    Curtir

  5. olá ,tambem estou atras desta coleçao a tempo ,tenho alguns mais quero completar esta coleçao que tambem faz parte da minha infancia ,sou socio da estante virtual procurei mais nao encontrei ,como faço para ter acesso a estes livro na estate virtual ?me ajude por favor
    Abs Claudio

    Curtir

  6. maria alexandra goulias disse:

    oi, também estou procurando o resto da coleção porque só tenho dois livros, o da Sereiazinha e a Cinderela. Marcaram a minha infância. Adoraria encontrar todos pois compraria mesmo. Você encontrou o da Sereiazinha que estava procurando?

    Curtir

  7. marcia disse:

    sou louca p reaver estes livros vc sabe onde posso encontrar algum p comprar , me avise maximamodels@hotmail.com , marcia povoaram minha infacia …

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s